Como uma recente frequentadora assídua de uma academia, declaro que não há nada de errado em cuidar de si mesmo, desde que haja uma mentalidade bem trabalhada.
Nunca cheguei a ter preconceitos em relação ao que é oferecido pelas academias, mas admito que certos motivos que levam as pessoas a irem a elas me deixam chateada. Muitas pessoas vão com o simples objetivo de melhorar ou manter sua saúde, um objetivo que, na minha opinião é muito bonito, visto que simboliza a preservação do nosso corpo, para que possamos viver e trabalhar a favor da humanidade.
No entanto, há aqueles que vão com o objetivo de "serem bonitos", ficarem com um corpo "escultural", satisfazer as próprias necessidades narcisistas e etc. Esses motivos egoístas não me encantam, apesar de poderem contribuir com a melhora da autoestima, não estão trabalhando-a da maneira correta.
A beleza física e material é passageira, é o mesmo princípio de de se casar com uma pessoa só porque ela é bonita, afinal, ela envelhece e não se manterá daquele jeito para sempre. Logo, não adianta frequentar academias com o intuito de se sentir bonito, porque basear a própria satisfação numa beleza física apenas trará frustrações. Não é a toa que todo mundo tem aquele amigo ou amiga dignos de serem modelos mas que vivem reclamando por serem "feios". A beleza é inteiramente psicológica e vem de dentro, deve-se amar a si mesmo do jeito que estiver, só assim um amor incondicional por si próprio nascerá e viverá independente da estética.
Vá para a academia para se sentir bem, para sua saúde, para melhorar sua qualidade de vida, não para ficar bonito e ser aceito pela sociedade e seus padrões. Ame-se do jeito que estiver, somente assim se encontrará lindo/linda desde agora até a velhice.